Cabeçalho

ANAIS JUBRA

ISBN: 978-65-89133-02-5

Apresentação

Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023, será realizado na cidade de Teresina-Piauí, na Universidade Federal do Piauí, o IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira que tem como tema “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias”.

O IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira é um espaço de debates e intercâmbios entre pesquisadoras/iês/es, estudantes/iês de graduação e de pós-graduação, profissionais e as juventudes interessadas em promover aprofundamentos e discussões acerca das juventudes brasileiras.

Além disso, intentamos:

  • Articular pesquisadoras/iês/es, estudantes/iês, profissionais e jovens para a construção coletiva do IX JUBRA, centrando as discussões em torno dos temas que mobilizam as juventudes brasileiras;
  • Favorecer a construção de novos conhecimentos e subsídios para a produção de políticas para as juventudes e ações de enfrentamento de problemas que dizem respeito a esses segmentos da população;
  • Promover as condições para a criação de uma rede de pesquisadoras/iês/es das diferentes regiões do país, que estudam essa temática, constituindo uma associação sem fins lucrativos - a REDEJUBRA;
  • Contribuir para a manutenção do evento JUBRA no Brasil, em suas edições bianuais com a realização do IX JUBRA;
  • Promover um espaço de criação e divulgação de expressões artísticas e culturais de jovens participantes do Simpósio por meio das parecerias com Movimentos Sociais e Coletivos juvenis da região.

Serão três dias de uma intensa e interativa programação com Atividades Científicas e Culturais, Conferências de Abertura e encerramento, Grupos de Trabalhos e Mesas Redondas que serão apresentadas e debatidas em forma de Comunicação Oral nos vinte e um (21) Simpósios Temáticos.

O IX JUBRA é um evento de/para/com as juventudes, está previsto o JUBRA Cultural, que contemplará mostra audiovisual e apresentações artísticas de diferentes linguagens, que serão realizadas em parceria com Coletivos Juvenis, selecionados por meio de edital.

Faz parte da programação do IX JUBRA a eleição do mandato da Diretoria da Rede Nacional de Pesquisadores interessados nesta temática, a REDEJUBRA, para o biênio 2024-2026.

Após dois anos de pandemia, o JUBRA será presencial e sua organização está a cargo de pesquisadoras/iês/es, professoras/iês/es, estudantes, profissionais e jovens de movimentos sociais e de coletivos juvenis que trabalham com as realidades dos jovens. Em especial, fazem parte da Comissão Organizadora docentes das seguintes instituições: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDAR), Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Na UFPI participam das Comissões docentes de programas de pós-graduação em: Educação; Sociologia; Política Pública e Ciência Política, além dos Núcleos de Pesquisas: NUPEC; NEPEGECI; OBJUVE; ENGENDRE; NEGIF. Também participam da organização docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCAT.

Nesse cenário de ataque à educação, por meio de ações de caráter protofascistas nas escolas, do crescimento do juvenicídio, da precariedade das políticas públicas de juventudes, nossa intenção é contribuir para a construção coletiva de proposições sobre a realidade juvenil que oriente a elaboração de políticas públicas e sociais direcionadas aos diversos segmentos de jovens, em especial, do Brasil.

O IX JUBRA, assim como as edições passadas, tem, por conseguinte, o compromisso de colocar em destaque as questões das juventudes brasileiras. Nesta edição, apresenta como destaque o JUBRA CONECTA+ em Tendas temáticas que objetiva problematizar o Novo Ensino Médio, as dimensões do Cuidado e Bem Viver e da Convivência nos espaços educativos com uma programação com/para jovens, envolvendo professores da educação básica de Institutos Federais e de Escolas Estaduais.

Além disso, vamos realizar o JUBRINHA. Trata-se de um espaço que integra um conjunto de ações do Observatório do Brincar e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Educação Infantil e da Criança, em parceria com os estudantes de licenciatura do PIBID. O objetivo é acolher na Brinquedoteca do CCE as crianças que vieram acompanhando os inscritos no JUBRA.

É com caloroso afeto que fazemos o convite à juventude brasileira para se juntar as/aos pesquisadoras/iês/es da universidade para pautarmos a “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias” e participarem deste momento de troca, discussão e avaliação com vistas a desenhar, no calor dos encontros, caminhos a serem trilhados.

Comissão Local do IX JUBRA

História

O JUBRA é evento científico de caráter itinerante que congrega pesquisadoras/iês/es, professoras/iês/es brasileiras/es/os e estrangeiras/es/os, profissionais, estudantes, jovens, gestoras/iês/es públicos e agentes comunitários para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais e relatos de experiências de trabalho referentes à juventude brasileira.

O evento potencializa discussões e intercâmbios como ampliação da rede de cooperação entre pesquisadoras/iês/es em torno da temática da juventude a partir de diferentes disciplinas e campos do saber. Almeja-se que, a partir deste evento, produzir, a curto, médio e longo prazos, impactos sobre a própria produção do conhecimento, assim como sobre ações públicas e da sociedade civil no sentido da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens do nosso país.

O I JUBRA teve como tema Perspectivas e Ações em Saúde, Educação e Cidadania, foi realizado em outubro de 2004, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), contou com o apoio institucional do Comitê de Pesquisa Sociologia da Juventude da International Sociological Association (ISA), do Observatoire Jeunes et Societé da Universidade de Québec e do Comitê de Infância e Juventude da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES).

O II JUBRA, com tema Ecos na América Latina, foi realizado em novembro de 2006, na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUC-RS, sob a responsabilidade dos Programas de Pós-graduação em Psicologia da PUC-RS, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. O evento contou com as parcerias do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da UFRGS (CEP-RUA), Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Teorias Contemporâneas da PUC-RS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência da UFRGS.

O III JUBRA, cujo tema foi Juventudes no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas, ocorreu em junho de 2008, em Goiânia (Goiás), na Universidade Católica de Goiás. O evento esteve a cargo de pesquisadoras/iês/es da Universidade Católica de Goiás – UCG, Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Casa da Juventude Padre Burnier – CAJU, Fundação Aroeira e do NIPIAC/UFRJ.

Em 2010 foi a vez da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais a acolher o IV JUBRA que ocorreu entre os dias 16 e 18 de junho em Belo Horizonte (Minas Gerais). A temática desse JUBRA foi Juventudes Contemporâneas – um mosaico de possibilidades. O evento contou com parceria da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, da Pró-reitoria de extensão da PUC-Minas, do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Regional de Psicologia - CRP 04, do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS.

O V JUBRA teve como temática Territórios interculturais da juventude, foi realizado em setembro de 2012, em Recife na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE por meio do Departamento de Psicologia, do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Contou com parceria do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE. Além disso, contou com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco – UPE, Secretaria Especial de Políticas para a Juventude da Prefeitura do Recife, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e do NIPIAC/UFRJ.

Em 2015 com o tema Os jovens e seus outros, foi realizado de 10 a 12 de setembro, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ, no Rio de Janeiro, o VI JUBRA. A continuidade do evento, sua importância no cenário brasileiro como espaço de aprofundamento da reflexão sobre a realidade juvenil, problematizando e propondo referências para construção de políticas públicas para as juventudes, evidenciou a importância desse evento.

A continuidade do debate sobre a realidade juvenil, fez-se presente no VII JUBRA, organizado por um grupo de pesquisadores de diversas instituições do Ceará. Com o tema JuventudeS: movimentos, experiências, redes e afetos, este sétimo encontro destacou diversos conceitos que aglutinaram dezenas de tópicos sugeridos por jovens nos fóruns realizados em Fortaleza e Sobral. O encontro incorporou as diversas perspectivas dos jovens sobre suas vidas, mas também o que se dizia sobre os jovens entre pesquisadores, gestores e outros que atuam com segmentos juvenis.

O debate sobre a juventude manteve-se durante a pandemia como parte de uma agenda cada vez mais ampla, aglutinando diversos setores e categorias profissionais, para refletir acerca dos problemas que atingiam aos jovens. Assim, em dezembro de 2020 um conjunto de instituições do Pará, dentre elas a Universidade Federal e Estadual do Pará e Universidade Federal do Amapá, organizaram o VIII JUBRA, com o tema O protagonismo e as lutas das juventudes: diversidade, direitos e democracia.

Neste sentido, considerando o quadro de agravamento da condição juvenil no pós-pandemia, bem como a necessidade de dar visibilidade a essa realidade, decidimos propor, de forma presencial, o IX JUBRA, com o tema Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias. Acreditamos que a presença de pesquisadoras/iês/es renomadas/es/os no debate sobre o tema, fará ecoar novas formas de compreender as juventudes, bem como de propor políticas públicas para enfrentar a realidade dos jovens agravada pela pandemia.

Todos os JUBRA contaram com o patrocínio, dentre outros, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da CAPES/MEC, e das respectivas fundações estaduais de fomento à pesquisa nos respectivos estados onde ele ocorreu.


Expediente

Comissão Organizadora Nacional

  • Dra.: Heloísa Dias Bezerra – UNIRIO-BR
  • Dr.: Flávio Munhoz Sofiati – UFG-BR
  • Dra.: Lila Cristina Xavier Luz – UFPI-BR
  • Dra.: Beatriz Akemi Takeiti – UFRJ-BR
  • Dra.: Lúcia Isabel da Conceição Silva – UFPA-BR
  • Dra.: Ilana Lemos de Paiva – UFRNBR
  • Dr.: Breitner Luiz Tavares – UnB-BR
  • Dra.: Márcia Stengel – PUC-MG-BR
  • Dra.: Rosana Katia Nazzari – UNIOESTE-BR
  • Dra.: Jacqueline Cavalcanti Chaves - UFRJ-BR
  • Dra.: Rosane Castilho - UEG-BR

Comissão Organizadora Local

  • Dra.: Lila Cristina Xavier Luz – UFPI-BR - Coordenação geral do evento
  • Dra.: Shara Jane Holanda Costa Adad – UFPI-BR – Vice-Coordenação geral do evento
  • Dra.: Marta Maria de Azevedo Queiroz – UFPI-BR
  • Dra.: Maria do Socorro Borges da Silva – UFPI-BR
  • Dra.: Maria Zenaide Alves -UFCAT-BR
  • Dra.: Maria Dalva Macedo Ferreira – UFPI-BR
  • Dra.: Letícia Carolina Pereira do Nascimento – UFPI-BR
  • Mes.: Fernanda Sousa Rodrigues – UFPI-BR
  • Est.: Elton Guilherme dos Santos Silva – UFPI-BR
  • Mes.: Francisco Weriquis Sousa Sales - UFC-BR
  • Dra.: Vanessa Nunes dos Santos – UFPI-BR
  • Mes.: Wanderson William Fidalgo de Sousa - PMT-BR
  • Dra.: Olívia Dias Araújo – UFPI-BR
  • Dra.: Joelma Maria Costa – UESPI-BR
  • Mes.: Weslley da Silva Rodrigues

Comissão Científica

  • Dr.: Fabrizio Lorusso Filippo - UNILEON-México
  • Dra.: Marisa Feffermann – IS_SP-BR
  • Dra.: Lila Cristina Xavier Luz – UFPI-BR
  • Dra.: Lygia Gonçalves Costa Hryniewicz - InterAgency Institute-Espanha
  • Dra.: Maria Dalva Macedo Ferreira – UFPI-BR
  • Dra.: Miriam Abramovay – Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais-BR
  • Dra.: Shara Jane Holanda Costa Adad - UFPI-BR
  • Dra.: Heloisa Dias Bezerra – UNIRIO-BR
  • Dr.: Francisco de Oliveira Barros Júnior - UFPI-BR
  • Dra.: Rosane Castilho - UEG-BR
  • Dra.: Jacqueline Cavalcanti Chaves - UFRJ-BR
  • Dra.: Maria Rosangela de Souza – UFPI-BR
  • Dra.: Ilana Lemos de Paiva – UFRN-BR
  • Dra.: Marcia Stengel – PUC-MG-BR
  • Dra.: Lucia Isabel da Conceição Silva – UFPA-BR
  • Dr.: Luiz Eduardo Lopes Silva – UFMA-BR
  • Dr.: Ricardo Moura Braga Cavalcante – INCRA-CE-BR
  • Dra.: Gloria Maria dos Santos Diogenes – UFC-BR
  • Dra.: Beatriz Akemi Takeiti – UFRJ-BR
  • Dr.: Alfredo Domingos Nateras – UAM-MX
  • Dr.: Victor Hugo Nedel de Oliveira – UFRGS-BR
  • Dra.: Paula Maria Guerra Tavares – UNIPORTO-PT
  • Dra.: Maria Zenaide Alves – UFCAT-BR
  • Dr.: Marcílio Dantas Brandão - UNIVASF-BR
  • Dra.: Vanessa Nunes dos Santos – UFPI-BR
  • Dra.: Letícia Carolina do Nascimento – UFPI-BR
  • Dra.: Maria de Nazareth Fernandes Martins – UFPI-BR
  • Dra.: Helen Cristina do Carmo (IFMG-MG)

Comissão de Infraestrutura

  • Ms. Williams Gonçalves (DEFE/CCE/UFPI)
  • Dra. Rosângela Sousa (DCIES/PPGS/CCHL/UFPI)
  • Dr. Gabriel Nunes (DMTE/CCE/UFPI)
  • Dr. Raimundo Junior (CCCP/PPGCP/CCHL/UFPI)
  • Yara Mary (DISCENTE PEDAGOGIA/CCE/UFPI)

Normas

EIXOS TEMÁTICOS

  • 01 - Juventudes, participação política, movimentos sociais e ações coletivas;
  • 02 - Juventudes e relações étnico-raciais;
  • 03 - Juventudes, violência e conflitos;
  • 04 - Juventudes, gêneros e sexualidades;
  • 05 - Juventudes e educação do campo;
  • 06 - Juventudes, espiritualidade e religiosidade;
  • 07 - Juventudes, saúde e bem viver;
  • 08 - Juventudes, esporte, lazer e tempo livre;
  • 09 - Juventudes sem fronteiras: diásporas, migrações e mobilidades juvenis;
  • 10 - Juventudes, territórios e meio ambiente;
  • 11 - Juventudes, trabalho, emprego e consumo;
  • 12 - Juventudes, mídias e tecnologias;
  • 13 - Juventudes e práticas educativas;
  • 14 - Juventudes, Estado e políticas públicas;
  • 15 - Juventudes, artes e culturas;
  • 16 - Juventudes, direitos humanos e inclusão;
  • 17 - Juventudes e escola;
  • 18 - Juventudes e ensino médio;
  • 19 - Juventudes ensino superior e ações afirmativas;
  • 20 - Juventudes, infâncias e velhices;
  • 21 - Juventudes e ruralidades.

ORIENTAÇÕES PARA PROPOSIÇÃO DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Quanto à composição dos Simpósios Temáticos:

  • As propostas de Simpósios Temáticos devem contemplar os Eixos Temáticos propostos – listados mais abaixo – para esta edição do IX JUBRA: “Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias”;
  • A composição de Simpósios Temáticos deve ter expositoras(es) de pelo menos dois estados do país, de diferentes instituições, e deve contemplar a representatividade juvenil, podem ser convidadas(os) também expositoras(es) de outros países e instituições estrangeiras(os);
  • O número máximo de duas pessoas na coordenação e quatro pessoas expositoras. Considerando o total de participantes, no mínimo 2 (dois) filiadas(os) à RedeJubra. Sugerimos a inserção de uma pessoa jovem na proposta, estudante ou representante de coletivo juvenil, de quem não será exigida filiação à RedeJubra;
  • As(os) propositoras(es) de Simpósios Temáticos assumirão os custos da participação no evento.

Quanto ao envio da proposta de Simpósios Temáticos, as propostas deverão conter:

  • Nome da(o) proponente e instituição;
  • Título do Simpósio Temático;
  • Nomes dos(as) expositores(as) com titulação e filiação institucional/representatividade juvenil;
  • Nome do(a) coordenador(a) do Simpósio;
  • Resumo, de até 20 linhas, com os objetivos e a justificativa de inserção ao Eixo Temático.

Para submeter uma proposta de Simpósio Temático, as(os) interessadas(os) devem:

  • Ser membro da RedeJubra;
  • Indicar: eixo temático, título, nome(s) de todas(os) as(os) integrantes e instituições;
  • Encaminhar o arquivo, em Word, para o e-mail: ixjubra.ufpi.simposio@gmail.com.

ORIENTAÇÕES PARA PROPOSIÇÃO DE OFICINAS E MINICURSOS

Para submeter uma proposta, a(o) ministrante da oficina ou minicurso deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição, impreterivelmente, até a data final de submissão da proposta;

Para ambas as modalidades, envio de resumo simples, com mínimo de 300 palavras e máximo de 500 palavras (SEM tabelas, gráficos, quadros e outras figuras), fonte Times News Roman, tamanho 12, sem recuo na primeira linha do parágrafo e espaçamento entre linhas simples;

Cada inscrito poderá apresentar apenas uma (01) proposta de oficina ou minicurso;

Indicar, no resumo da submissão, o número de vagas que comportam a atividade;

Cada atividade terá duração máxima de 3 (três) horas;

O número de proponentes de oficina ou minicurso pode ser de até 5 pessoas, dentre estas 2 filiadas à RedeJubra. Sugerimos a inserção de uma pessoa jovem na proposta, seja estudante ou representante de coletivo juvenil, de quem não será exigida filiação à RedeJubra;

Cada proposta de oficina ou minicurso deverá contemplar a representação juvenil, porém a mesma não necessita ser filiada à RedeJubra;

A organização do evento não custeará passagens, hospedagens e quaisquer outros itens para a participação;

O resumo deverá apresentar os objetivos da atividade, a metodologia de execução, as etapas de realização e a proposta formativa que fundamenta a realização da atividade, a relação da proposta com a temática central e os eixos do evento;

A organização do evento, bem como a RedeJubra, não se responsabilizará por custos financeiros para a produção e apresentação das oficinas e dos minicursos;

No documento de submissão deverá constar título da atividade, tipo da modalidade (oficina ou minicurso), eixo do trabalho, autoria, vinculação institucional e e-mails;

  • O título do trabalho deve ser centralizado, em caixa alta e em negrito, com espaçamento simples;
  • Abaixo do título deve ser feita a indicação do tipo da modalidade (oficina ou minicurso);
  • Em seguida, após indicação do tipo da modalidade, oficina ou minicurso, deverá ser feita a especificação do Eixo Temático;
  • Logo abaixo, após espaçamento de duas linhas, em margem direita, constar o nome do autor(a) e coautores(as). Ao lado de cada nome especificar a vinculação institucional, e-mail;
  • Após o texto, indicar as palavras-chave, que devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras devem ser separadas por um ponto e espaço. Ex.: Palavras-chave: Juventudes. Participação Política. Coletivos Juvenis.

Cada sala contará com datashow, que poderá ser utilizado pelas(os) autoras(es);

Não serão obrigatórias, por parte do evento, a oferta de itens como caixa de som, microfones, painéis, notebooks, dentre outros. A oferta dos itens pode ser negociada junto à coordenação e monitoria, mediante aviso prévio enviado para os e-mails oficiais posteriormente indicados e condicionados à possibilidade, ou não, de oferta por parte da coordenação;

É de responsabilidades das(os) autoras(es) levarem os recursos necessários para a apresentação de seus trabalhos.


Para submeter uma proposta de Minicurso ou Oficina, as(os) interessadas(os) devem:

  • Ser membro da RedeJubra;
  • Indicar: eixo temático, título, nome(s) de todas(os) as(os) integrantes e instituições;
  • Encaminhar o arquivo, em Word, para o e-mail: ixjubra.ufpi.oficinaminicurso@gmail.com.

ORIENTAÇÕES PARA PROPOSIÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO (GT)

Quanto à composição dos GTs:

  • As propostas devem contemplar um dos Eixos Temáticos listados;
  • O número de proponentes do GT pode ser de até 3 pessoas, dentre estas 2 filiadas à RedeJubra, sendo os proponentes de diferentes instituições;
  • Cada proposta de GT deverá ter um máximo de três pessoas na coordenação, no mínimo 2 (dois) filiadas(os) à RedeJubra. Sugerimos a inserção de uma pessoa jovem na proposta, estudante ou representante de coletivo juvenil, de quem não será exigida filiação à RedeJubra;
  • As(os) propositoras(es) de GTs assumirão os custos da participação no evento.

As propostas de GTs deverão conter:

  • Nome da(o) proponente e instituição;
  • Título do GT;
  • Nomes das(os) proponentes com titulação e filiação institucional/representatividade juvenil;
  • Nome da(o) coordenadora(r) do GT;
  • Resumo, de até 20 linhas, com os objetivos e a justificativa de inserção ao Eixo Temático.

Para submeter uma proposta de GT, as(os) interessadas(os) devem:

  • Ser membro da RedeJubra;
  • Indicar: eixo temático, título, nome(s) de todas(os) as(os) integrantes e instituições;
  • Encaminhar o arquivo, em PDF e Word, para o e-mail: ixjubra.ufpi.gt@gmail.com.

ORIENTAÇÕES PARA PROPOSIÇÃO DE COMUNICAÇÕES

Os interessados em comunicar trabalhos poderão inscrever-se nas seguintes modalidades: trabalhos escritos, sons e/ou imagens, performances.

Diretrizes para submissão e elaboração de comunicações nos GTs:

  • A submissão de comunicações deve contemplar os Eixos Temáticos do evento;
  • Podem propor até 3 (três) pessoas;
  • Indicar a modalidade do trabalho (Trabalho escrito; áudio e/ou imagem; performance);
  • Cada autor(a) poderá ser o proponente principal de no máximo 2 (dois) trabalhos e 2 (dois) como coautoras(es);
  • A aceitação da proposta para apresentação está condicionada à avaliação feita pelo corpo de pesquisadores ad hoc do IX JUBRA;
  • O prazo para envio de recursos pelos autores de trabalhos não aprovados será de até 72 horas após a divulgação dos resultados no site do evento. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail de contato da comissão organizadora do evento;
  • Serão aceitos trabalhos em português e espanhol;
  • Caso haja interesse das(os) autoras(es), os resumos expandidos aprovados poderão ser submetidos à publicação de e-book, mediante envio do trabalho completo, de acordo com as regras do evento (indicadas mais abaixo) e com o cronograma do evento. O e-book será autofinanciado;
  • A organização do evento, bem como a RedeJubra, não se responsabilizará por custos financeiros para a produção e apresentação dos trabalhos;
  • Ao submeter seu trabalho, a(s) pessoa(s) autor(as) concordam com as normas aqui indicadas, bem como com a publicização dos trabalhos nos locais indicados pela coordenação do evento;
  • Todas as propostas deverão submeter um resumo escrito do trabalho/atividade, conforme orientações a seguir.

Normas de submissão dos trabalhos para cada modalidade de participação

Modalidade trabalho escrito:

Envio do Resumo Expandido, com a seguinte estrutura:
  • O resumo deve atender o mínimo de 3.000 caracteres e o máximo de 6.000 caracteres (incluindo espaços);
  • Na primeira página deverá constar: o cabeçalho do trabalho, contendo título, tipo da modalidade (comunicação oral, pôster ou relato de experiência), eixo do trabalho, autoria, vinculação institucional e e-mails;
  • O título do trabalho deve ser centralizado, em caixa alta e em negrito, com espaçamento simples;
  • Abaixo do título deve ser feita a indicação do tipo da modalidade (comunicação oral, pôster ou relato de experiência);
  • Em seguida, após indicação do tipo da modalidade, deverá ser feita a especificação, em negrito, do Eixo Temático para o qual o trabalho se direciona;
  • Logo abaixo, após espaçamento de duas linhas, em margem direita, constar o nome do autor(a) e coautores(as). Ao lado de cada nome especificar a vinculação institucional e e-mail. Os elementos do cabeçalho (título, nomes, vinculação institucional e e-mail) e as três palavras-chave que devem constar ao final do resumo não contam para a totalização de até 6.000 caracteres;

A formatação do trabalho deve seguir as normas da ABNT;

Ao final do trabalho devem ser indicadas as referências, de acordo com as normas da ABNT. Podem constar até cinco referências para a totalização do limite de páginas (nem mínimo, nem máximo).

Modalidades Sons e/ou imagens e performances:

Envio de Resumo simples, no seguinte formato:
  • O resumo deve atender o mínimo de 250 e máximo de 3.000 caracteres (incluindo espaços, SEM Tabelas, gráficos, quadros e outras figuras), fonte Times News Roman, tamanho 12, sem recuo na primeira linha do parágrafo e o espaçamento entre linhas simples;
  • Na primeira página deverá constar: cabeçalho do trabalho contendo título, tipo da modalidade (comunicação oral, pôster ou relato de experiência), eixo do trabalho, autoria, vinculação institucional e e-mails;
  • O título do trabalho deve ter alinhamento centralizado, em caixa alta e em negrito, com espaçamento simples;
  • Abaixo do título deve ser feita a indicação a linguagem da modalidade (sons, imagens ou performance) e do formato (documentário, podcast, performance, ensaio fotográfico);
  • Em seguida deverá ser feita a especificação, em negrito, do Eixo Temático para o qual o trabalho se direciona;
  • Logo abaixo, após espaçamento de duas linhas, em margem direita, constar o nome do(a) autor(a) e coautores(as). Ao lado de cada nome especificar a vinculação institucional e e-mail. Os elementos do cabeçalho (título, nomes, vinculação institucional e e-mail) e as três palavras-chave que devem constar ao final do resumo não contam para a totalização dos 3.000 caracteres.
  • Após o texto, indicar as palavras-chave, que devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas, e as palavras devem ser separadas por um ponto e espaço. Ex.: Palavras-chave: Juventudes. Participação Política. Coletivos Juvenis;
  • Ao final do trabalho devem ser indicadas as referências, de acordo com as normas da ABNT. Podem constar até cinco referências para a totalização do limite de páginas (nem mínimo, nem máximo).

REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

Cada sala contará com datashow, que poderá ser utilizado pelas(os) autoras(es);

Não serão obrigatórias, por parte do evento, a oferta de itens como caixa de som, microfones, painéis, notebooks, dentre outros itens. A oferta dos itens pode ser negociada junto à coordenação e monitoria, mediante aviso prévio enviado para os e-mails oficiais posteriormente indicados e condicionados à possibilidade, ou não, de oferta por parte da coordenação;

É de responsabilidade das pessoas autoras levarem os recursos necessários para a apresentação de seus trabalhos;

Cada apresentação terá o tempo máximo de 10 minutos. As(os) autoras(es) terão mais tempo para diálogo no momento do debate;

Especificações dos trabalhos completos:

TRABALHOS ESCRITOS

Comunicação oral de pesquisas acadêmicas e relato de experiência:
  • Ficam condicionados ao envio de trabalho completo somente os resumos expandidos aprovados e apresentados, cujo autores(as) tenham interesse em publicação no formato e-book. O e-book será autofinanciado. Os trabalhos completos deverão ser enviados até prazo que consta no cronograma, independentemente da modalidade;
  • O trabalho completo deve ter o mínimo de 10 páginas e o máximo de 12 páginas; escrito na fonte Times News Roman, tamanho 12, com recuo na primeira linha do parágrafo e o espaçamento entre linhas de 1,5, sem espaçamento antes ou depois do parágrafo;
  • Na primeira página deverá constar: o cabeçalho do trabalho contendo título, tipo da modalidade (pesquisa acadêmica ou relato de experiência), eixo do trabalho, autoria, vinculação institucional e e-mails;
  • - O título do trabalho deve ser centralizado, em caixa alta e em negrito, com espaçamento simples;
  • - Abaixo do título deve ser feita a indicação do tipo da modalidade (pesquisa acadêmica ou relato de experiência);
  • - Em seguida, após indicação do tipo da modalidade, deverá ser feita a especificação do Eixo Temático para o qual o trabalho se direciona;
  • - Logo abaixo, após espaçamento de duas linhas, em margem direita, constar o nome do(a) autor(a) e coautores(as). Ao lado de cada nome, especificar a vinculação institucional e o e-mail. Os elementos do cabeçalho (título, nomes, vinculação institucional e e-mail) e as três palavras-chave que devem constar ao final do resumo não contam para a totalização de até 6.000 caracteres;
  • Podem constar até cinco referências para a totalização do limite de páginas (nem mínimo, nem máximo);
Pôster:
  • Deverá ter as seguintes dimensões: 0,90m de largura por 1,20m de altura (formato retrato);
  • O título e os autores do trabalho no pôster;
  • Letras com 15 a 20 mm de altura (72 a 85 pt) para os títulos e subtítulos e de 5 a 6 mm de altura (30 a 40 pt) para o texto;
  • Os banners poderão ser ilustrados com figuras (fotos e gráficos) e/ou tabelas. Nas tabelas, a legenda deve ser posicionada acima do corpo da tabela, enquanto nas figuras (fotos e gráficos), a legenda deve estar abaixo;
  • As citações bibliográficas (opcional) deverão ser feitas de maneira sucinta (autor, nome da revista, volume, página inicial, ano);
  • O transporte, a fixação e a remoção do pôster, no horário definido, ficarão a cargo do autor apresentador do Trabalho Científico.
SONS, IMAGENS E/OU PERFORMANCES:
  • Cada apresentação terá o tempo máximo de 10 minutos. As(os) autoras(es) terão mais tempo para diálogo no momento do debate;
  • Nas sessões serão apresentados os resumos das propostas. Entretanto, os trabalhos que tenham duração de até 10 minutos fica a critério das(os) autoras(es) a apresentação integral do trabalho;
  • Será disponibilizada a íntegra das produções, caso haja interesse das(os) autoras(es), em espaço próprio, no site do evento (ou em outros canais oficiais do evento, posteriormente informados) e condicionado às formatações/dimensões posteriormente informadas pela organização do evento, de acordo com os formatos suportados pelo site;
  • Serão disponibilizados, durante a programação do evento, momentos e espaços para a exibição integral das produções que passarem do tempo limite de 10 minutos;
  • Cada sala contará com datashow, que poderá ser utilizado pelas(os) autoras(es);
  • Não serão obrigatórias, por parte do evento, a oferta de itens como caixa de som, microfones, painéis, notebooks, dentre outros itens. A oferta dos itens pode ser negociada junto à coordenação e monitoria, mediante aviso prévio enviado para os e-mails oficiais posteriormente indicados e condicionados à possibilidade, ou não, de oferta por parte da coordenação;
  • É de responsabilidades das pessoas autoras levarem os recursos necessários para a apresentação de seus trabalhos.

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